segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fontes alimentares importantes no 1º trimestre gestacional.

As reservas de alguns micronutrientes – vitaminas e minerais - apresentam uma lenta e gradativa diminuição à medida que avança a gestação.
Algumas vitaminas do complexo B, como B6, B3 e B12 têm suas necessidades diárias aumentadas em aproximadamente 40% para as gestantes quando comparadas com mulheres não grávidas.

Apresentam-se a seguir, as listas de alimentos ricos em diferentes vitaminas e minerais específicos para o primeiro trimestre gestacional.

Vitamina A: importante para o crescimento adequado e desenvolvimento perfeito do bebê.
Seu consumo adequado pode prevenir defeitos congênitos, desenvolvimento inadequado do bebê, baixo peso ao nascer e risco de parto prematuro.

Alimentos fonte de vitamina A

Acelga cozida
Alface romana
Ameixa seca
Batata doce assada
Beterraba cozida
Bife de fígado
Brócolis
Cenoura
Couve
Damasco
Escarola crua
Espinafre cozido
Manga
Molho de tomate
Ovo
Pimentão vermelho
Salsa

Vitamina D: a deficiência dessa vitamina é pouco comum pois ela pode ser produzida pelo organismo através da ação da luz solar, porém seu consumo deve ser adequado, sendo recomendado de 5 a 10 mg/dia.

Alimentos fonte de vitamina D:

Bacalhau
Camarão
Carne bovina
Frango ou Peru
Creme de leite
Fígado bovino
Leite
Manteiga
Ovo cozido
Sardinha enlatada (atenção ao excesso de sódio e óleo, prefira as sardinhas enlatadas em água)

Vitamina C: possui ação antioxidante, fundamental para a melhora da absorção do ferre da dieta.
Estudos recentes associam o consumo adequado de vitamina C com a diminuição do risco de
infecções, parto prematuro, eclampsia e outros benefícios.

Alimentos fonte de vitamina C:

Acerola
Brócolis
Caju
Couve
Couve flor
Couve de bruxelas
Fruta do conde
Goiaba
Kiwi
Laranja
Mamão
Manga
Morango
Rabanete
Salsa
Suco de laranja
Suco de limão
Tomate
Uva

Ácido fólico: responsável pela prevenção de doenças do tubo neural, malformação fetal e condições obstétricas desfavoráveis.
Recomendação diária: 600Mcg/dia (sendo 400 Mcg suplementadas e 200 Mcg proveniente de
alimentação) até a 12ª semana gestacional.

Alimentos fonte de ácido fólico:

Abacate
Aspargo cozido
Banana
Ervilha cozida
Feijão branco
Feijão fradinho
Feijão preto
Fígado de galinha
Gérmen de trigo
Grão de bico cozido
Laranja
Pão integral

Débora Rosa de Oliveira
Nutricionista

2 comentários:

  1. Nós do Mulher e Mãe amamos o blog! Vcs tm dicas e posts ótimos para as mamães!
    Estava aqui lendo e pensei, já que falamos da mesma coisa, pois estou junto com uma equipe trabalhando numa rede social específica pra mulher e mãe, gostaria mto de manter contato com vcs.
    Nosso twitter é @redemulheremae e nosso facebook é http://bit.ly/ahJg16

    Beijo!
    Danuzza ~ Equipe Mulher e Mãe

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo interesse, Danuzza!
    Vamos manter contato sim. Vou acompanhá-las pelo twitter também.
    Nos falamos em breve.

    Um beijo,
    Débora Rosa.

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