quarta-feira, 2 de março de 2011

Cuidados com a alimentação das crianças no carnaval

Hoje quero fazer um post especial sobre a alimentação dos baixinhos no carnaval.


Todos sabemos que criança troca tudo, inclusive alimentação, para brincar e se divertir, porém somo nós, os adultos, que devemos nos policiar para não deixarmos que as crianças esqueçam de comer e ingerir líquidos.

Se o tempo estiver firme, com sol e muito calor, procure oferecer alimentos leves e frescos nas refeições principais, como uma saladinha de batata com uma proteína desfiada (carne, atum, frango ou peixe fresco) regado com uma colher de sopa de azeite. Não deixe de acrescentar uma verdura ou um legume cru como cenoura raladinha, tomate ou pepino picadinho. Ofereça um suco de fruta cítrica bem fresquinho e feito na hora e PRONTO! Seu pequeno (ou pequena) estará bem nutrido para aproveitar a folia.


Macarrão também é bem vindo, desde que esteja sempre acompanhado de uma ou duas proteínas (carne, frango, peixe, grão de bico, saladinha de soja em grãos ou carne de soja), um legume, uma verdura e uma fruta cítrica após a refeição ou em forma de suco.

Aproveite a véspera de carnaval para comprar ou confeccionar com ele uma squeeze (garrafinha). Cole algumas lantejoulas, deixe que façam desenhos com canetões, acrescente olhos e bocas, decore um canudo ... enfim, deixe a imaginação fluir na hora de decorar a garrafinha e torná-la mais atraente.

Combine com a criança de enchê-la sempre que estiver vazia. O líquido não precisa ser apenas água, pode ser também água de coco, chás de frutas e sucos naturais. Essa medida despertará o interesse pelas bebidas e ainda poderá servir de incentivo para outras mamães e crianças.


Um outra alternativa é transformar sucos em picolés divertidos, gelinhos coloridos ou gelo raspadinho com o suco das frutas preferidas das crianças, porém evite o excesso de açúcar. Lembre-se que as frutas já possuem açúcar e que o acréscimo de açúcar refinado pode esconder o verdadeiro sabor da fruta.

Evite acrescentar bebidas ricas em cafeína, como refrigerante a base de cola e chás a base de mate, refrigerantes e sucos industrializados.

Aproveite a oportunidade para oferecer líquidos ricos em nutrientes importantes para repor a energia dos baixinhos e garanta a folia durante todos os dias de carnaval.

Ah, não deixe de servir de exemplo para seu filho (a). Será muito mais fácil convencê-lo a comer e ingerir líquidos se você fizer tudo isso junto com ele (a).



Bom carnaval a todos!!

2 comentários:

  1. Obrigada por acompanhar, Vivian.
    Continue participando sempre que possível.
    Abraços,
    Débora Rosa.

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