terça-feira, 14 de junho de 2011

É possível reprogramar seu corpo e sua vida através da mudança de hábitos


Hoje quero fazer um post sobre o quadro Medida Certa do programa Fantástico, exibido aos domingos. 

Tenho recebido alguns questionamentos sobre os métodos utilizados pelos "reprogramadores de corpo", afinal esse foi o nome dado ao processo de aquisição de novos hábitos que os jornalistas
Renata Ceribelli e  Zeca Camargo estão participando.
Segundo a jornalista a função da repreogramação é "dar um outro padrão de saúde para o corpo através de mudanças nos hábitos alimentares, e principalmente incluindo atividade física DIÁRIA na nossa vida. Assim, o corpo vai entender que ele vai ter que funcionar com novas regras, ou seja: queimando mais gordura, diminuindo o colesterol,  melhorando a circulação sanguínea, enfim, ele vai funcionar de maneira mais saudável, melhorando e muito, a qualidade de vida, o bem estar."
E é exatamente isso que nós profissionais devemos propor aos nossos clientes e, em contra partida, todos aqueles que nos procuram deveriam buscar para o próprio corpo. Segundo o budismo "O corpo é o guardião da nossa alma, essa jóia de elevada e sublime importância."

Porém, o que noto na maioria dos casos, infelizmente, são profissionais despreparados que atuam exclusivamente no sintoma ou na manifestação e não tratam a causa, ou seja a essência do problema. 
Isso só reforça em algumas pessoas a ideia de que é mais importante cuidar do sintoma da doença, oferecendo fórmulas mirabolantes para tratar a obesidade, por exemplo, quando o problema é muito mais profundo e NÃO será resolvido apenas com  medicação, ou, ainda, para melhorar a aparência física e lá vão elas para aquelas intermináveis sessões de massagem torturante com um rolo compressor ou para dentro de um forno envoltas em papéis alumínio, tudo para eliminar gordura de uma forma passiva e menos cansativa. 
A saúde do corpo é quase sempre menos importante!!
O quadro Medida Certa tem apresentado ao público o quanto esse processo de "reprogramação do corpo" pode ser difícil, lento, restritivo, algumas vezes frustrante e ainda requer uma série de sacrifícios para adquirir bons resultados, porque pode até ser que eles demorem, no entanto, é somente através de um processo como esse que resultados significativos e duradouros acontecerão. NÃO EXISTE MILAGRE NEM FÓRMULA MÁGICA.
Tenho a legítima impressão que os 3 primeiros meses são os mais difíceis de todos, afinal mudar radicalmente seu estilo de vida, não é uma tarefa das mais fáceis.
Para implantar novas rotinas e adquirir novos hábitos será necessário uma boa dose de disciplina, organização e exercer diariamente uma atividade chamada força de vontade!! 
Toda pessoa que precisa, quer ou pretende melhorar a sua qualidade de vida e oferecer melhores condições ao seu corpo físico deve saber que esse pode ser o caminho mais longo, mas é também o caminho certo e que se hoje acordar cedo para ir à academia ou comer arroz integral ainda é um sacrifício, amanhã não será mais, afinal o corpo possui uma incrível facilidade de adaptação (após 1 ou 2 meses) e responderá positivamente à essas mudanças através da perda de peso, melhora da consciência e composição corporal, mudança das formas corporais, sensação de prazer devido a melhora da alimentação e introdução de atividade física e, consequentemente, aumento da auto estima.
A primeira fase desse processo será procurar um médico para avaliar a saúde cardiovascular, realizar alguns exames e diagnosticar ou não um problema. Após avaliação médica completa a pessoa estará pronto para realizar algum tipo de atividade física, sempre lembrando que nem todo mundo vai chegar no segundo mês de reprogramação pedalando 50km, ou seja, existe um exercício que se adaptará melhor para cada caso.
A segunda fase será buscar um nutricionista, pois SOMENTE ESSE PROFISSIONAL poderá avaliar seu estado nutricional, seus hábitos alimentares atuais e pregressos, traçar um plano alimentar individualizado baseado nas suas preferências e aversões, avaliar melhor os resultados e, ainda, poderá sanar todas as suas dúvidas relacionadas à alimentação.

A terceira etapa será buscar uma atividade física que lhe ofereça prazer e que ao mesmo tempo proporcione um condicionamento físico melhor. Toda e qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional da área de educação física e deverá ser adaptado para cada caso sempre respeitando os limites do corpo e da mente.
Após inserir essas 3 novas fases na sua vida você estará pronto para começar a reprogramar seu corpo e oferecer à ele melhores condições de saúde. O único beneficiado será você mesmo!
Os resultados aparecerão em velocidade e intensidade diferentes, mas inevitavelmente acontecerão!!!
Basta acreditar.


Nut. Débora Rosa
Nutriterapia
CRN3 1577


Assista um trechinho do quadro Medida Certa e veja como os jornalistas Renata Ceribelli e Zaca Camargo alcançaram resultados tão esperados!!


2 comentários:

  1. Uau, amei esse post!
    Quero isso para mim! Seique não será fácil, mas é a minha opção de SAÚDE!!! E advinha quem será a minha nutri? hehehe...Bjo

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, amiga!
    Desejar saúde deve ser sempre o primeiro objetivo para ganhar qualidade de vida.
    Peso e redução de medidas são consequências de bons hábitos.
    O foco deve estar SEMPRE no comportamento alimentar.
    Vamos juntas nessa!!!
    Fico feliz que tenha gostado.
    Obrigada pela força.

    Super beijo,
    Débora.

    ResponderExcluir

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram