segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dias frios, comidas quentes!!


Sim, o inverno é a melhor estação para prepararmos e ingerimos alimentos quentes, saudáveis e, muitas vezes, para consumirmos alimentos que não costumamos ingerir durante as altas temperaturas que acometem nosso país como sopas, caldos, cozidos, refogados e chás.

Começo hoje uma série de receitas de baixo teor calórico e gorduroso, pois obviamente não postaria nenhuma receita que não fosse saudável e nutricionalmente adequada para os meus seguidores, porém não menos saborosas!!
Todas as receitas foram testadas e aprovadas por mim. Espero que gostem também!!

Batata recheada com atum


Ingredientes
4 batatas médias
4 colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese light
2 latas de atum em água 
1 cebola roxa picada
1 tomate médio picado 
1 colher de sopa de salsinha picada
4 fios de azeite (um para cada batata)
4 colheres de chá de queijo ralado (uma para cada batata)
Sal com moderação
Temperos a gosto: alecrim, manjericão, orégano, pimenta, salsa, coentro, açafrão, cominho, curry e etc.

Modo de preparo
Lave bem as batatas com uma escova própria para alimentos, e cozinhe-as com casca. Não deixe cozinhar por muito tempo, pois ao irem para o forno o cozimento continua. Cozinhe o suficiente para ficarem macias.                    
Retire da água e corte as batatas ao meio. Com uma colher de sorvete ou de sopa, retire o miolo de cada metade da batata.
Tome cuidado para não deixar as ‘paredes’ da batata muito finas.
Coloque-as em uma forma e reserve.
Misture o creme de ricota, a cebola, o atum, o tomate, a salsinha e os temperos em um recipiente e misture tudo, formando um patê temperado e adicione o recheio às batatas. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 5 ou 10 minutos para gratinar com o queijo ralado e o azeite.
O jantar está pronto!

Palavra de nutricionista:
A batata recheada pode ser consumida juntamente com uma seleta de legumes cozidos e depois passados levemente na frigideira com azeite e alho para equilibrar a refeição.( A seleta deverá ser feita em casa!! Nada de latinhas...)
Você poderá utilizar outros recheios, porém prefira cremes e queijos com baixo teor calórico e gorduroso como base.
  • Minha dica é o Creme de ricota, disponível em supermercados de diferentes marcas (eu, PARTICULARMENTE, prefiro o creme da marca Tirolez), mas também poderia ser utilizado o requeijão light ou o cream cheese light.
  • Você pode misturar o creme e os temperos com camarão, frango desfiado, carne moída ou desfiada, peito de peru e legumes. Dependendo da proteína escolhida, essa deverá ser preparada previamente ao patê;

  • Fique a vontade para criar a SUA batata, porém, para não comprometer sua dieta, evite os embutidos (linguiça, salsicha, calabresa, paio, presunto e bacon) e a adição de uma quantidade maior de gorduras.


Bom apetite!!!!
Nutrª. Débora Rosa.


Um comentário:

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram