terça-feira, 5 de julho de 2011

Heart Attack Grill (Grill do infarto)

Atendendo a sugestão de um grupo de nutricionistas do qual faço parte, estou divulgando uma pequena máteria recortada do site UOL, publicada 04/07/2011, sobre uma rede de fast food americana que serve apenas alimentos hipergordurosos e de altíssima densidade calórica e ainda incentiva os consumidores a terem uma alimentação desequilibrada.

É uma rede de sanduíches bem conhecida nos Estados Unidos e o proprietário pretende instalar uma franquia aqui no  Brasil. 
A rede possui garçonetes vestidas de enfermeiras e os clientes são tratados como "pacientes", o proprietário é chamado de "doutor" e o cardápio possui  "prescrições médicas". O nome dessa rede é: Heart Attack Grill (Grill do infarto)

Segue a matéria na íntegra, publicada no site UOL

 
Enquanto as redes de fast food se esforçam na criação de pratos mais saudáveis para manter a clientela, uma lanchonete em Dallas, nos Estados Unidos, faz de tudo para manter sua comida o mais insalubre possível. O lema do Heart Attack Grill (Grill do infarto, em livre tradução) é: "o sabor pelo qual vale a pena morrer" e o carro chefe é um hambúrguer com 1 kg de carne e 8 mil calorias.
No site do restaurante há uma mensagem dizendo que eles não abrem franquias, pois acreditam que faz cair a qualidade dos produtos e do atendimento, apenas aceitam investidores em locais novos selecionados a dedo. Segundo Jon, o Rio de Janeiro é um dos locais que ele tem em vista para abrir uma de suas lanchonetes.

Rumo aos 160 quilos

A lanchonete é temática, os clientes são os 'pacientes' e recebem um avental de hospital na entrada, as garçonetes são as 'enfermeiras', os pedidos são as 'prescrições médicas' e o dono é o 'médico', Dr.Jon. Os lanches são os Bypass (tipo de cirurgia cardíaca), com vários tamanhos que vão do Single Bypass com um hambúrguer até o Quadruple Bypass com 4 hambúrgueres. Tudo feito com muita gordura, açúcar e pura banha. 
Além da lanchonete, Jon também lançou um livro chamado a dieta do Heart Attack Grill que, segundo ele, prega a a virtude dos hábitos não saudáveis e como superar a mídia politicamente correta. Ele diz que o livro é uma obra definitiva em dieta e marketing de negócios. De marketing Jon entende, ele diz ser ex-dono de uma cadeia de centros de emagrecimento e fitness, mas mudou de negócio, e hoje faz sucesso com seu restaurante temático, prestando atenção em todos os detalhes.
O cliente que consegue consumir um Quadruple Bypass Burger inteiro é levado para o carro numa cadeira de rodas. Aqueles que tiverem mais de  160 quilos comem de graça.
A dieta do Heart Attack Grill prega o ganho de peso constante até atingir a meta de 160 quilos para poder comer de graça. Outro lema da lanchonete é o 'combate à anorexia'. Mas Jon não segue sua própria dieta, tem 84 kg em 1,78m e diz comer apenas um Single Bypass Burger quatro vezes por semana.
Veja a entrevista completa com Jon Basso, dono da lanchonete Heart Attack Grill:


UOL Ciência e Saúde: Por que você pensou em fazer um restaurante com o tema de comida não saudável?
Jon: muita gente no mundo tem seguido a tendência saudável. Eu estou fazendo o contrário para vender mais e para ser mais honesto. Ninguém realmente quer comida saudável.

Você tem realmente clientes que não pagam o lanche, pois estão acima dos 160 quilos? (O restaurante promete no site que os clientes com mais de 160 quilos não pagam o lanche)
Jon: aproximadamente 30 por dia.


Você não tem medo que seus clientes fieis fiquem tão gordos que a maioria deles pare de pagar pelo lanche?
Jon: não, 15% da América já está acima dos 160 quilos. Eles são todos bem vindos para comer de graça.

Você não é gordo, você come a sua comida? (Jon diz que tem 1,78 de altura e 84 quilos)
Jon: um single bypass burger aproximadamente quatro vezes por semana

Quantas calorias o Quadruple Bypass Burger realmente tem?
Jon: perguntar quantas calorias alguma coisa tem é estúpido. É como pensar nas estatísticas da Aids enquanto faz sexo, isso arruína a diversão do momento.

Você tem clientes fieis? Eles ganham peso?
Jon: sim, nós temos um bom número de clientes fieis que mantêm um ganho de peso estável e consistente.

Algum dos seus clientes teve que ir para o hospital depois de comer algum dos seus lanches?
Jon: não que eu saiba

A cadeira de rodas é só para os clientes que conseguem comer todo o Quadruple Bypass Burger?
Jon: isso mesmo

O que você fazia antes de abrir o Heart Attack Grill?
Jon: eu era dono de uma cadeia de centros de emagrecimento e fitness

As pessoas não tem medo da ideia de a comida ser tão ruim para a saúde que eles precisem de enfermeiras?
Jon: não, eles querem as enfermeiras por que elas são lindas

O tema de enfermeiras é popular com os homens, mas as mulheres vão ao seu restaurante também?
Jon: 60% homens, 40% mulheres

Vocês vendem refrigerante sem açúcar? 
Jon: é claro que não!

Você planeja abrir uma lanchonete fora dos Estados Unidos?
Jon: sim, Europa e Brasil. Se algum investidor do Brasil estiver interessado é só entrar em contato. Eu gostaria de entrar no mercado do Rio de Janeiro, mas ainda estou procurando um parceiro.     
           
Segue o link da rede: http://www.heartattackgrill.com/index.html   

              
Não deixem de assistir o vídeo abaixo. Logo após a propaganda inicial, você verá o preparo dos sanduíches, as "enfermeiras", o "doutor", o cardápio e o modo de preparo das batatas fritas:

http://www.youtube.com/watch?v=zbKRSYAuSNg 


Só consigo concluir que bizarrice e ignorância não têm limite!!!

Nutrª. Débora Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram