terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Saudável, gostoso e barato!

Saudável, gostoso e barato! é o meu novo projeto e o novo projeto da Nutriterapia.
Meu principal objetivo é mostrar para todos - clientes, leitores, amigos, familiares e todos os perdidos pela internet que caírem nessa página- que é possível comer de forma simples e gostosa, saudável e barata em casa! Sim, em casa e gastando pouco!


Pretendo colocar em prática e mostrar que é possível encaixar na rotina tudo aquilo que transmito para minhas clientes no consultório.


Minha meta é apresentar o maior número de pratos ou idéias para preparar refeições saudáveis, leves e gostosas para aqueles que, como eu, tem pouco tempo (ou paciência, ou habilidade, ou criatividade) para a cozinha, mas priorizam qualidade e saúde na hora de comer.


Uma das minhas principais orientações nutricionais é: 
" Procure inserir um alimento de cada grupo nas refeições principais: almoço e jantar."
As leguminosas podem ou, em alguns casos, devem ser evitadas no jantar. 
Exemplo de modelo ideal:

Carboidrato, proteína, leguminosa*, legume, hortaliça e fruta.

Nosso primeiro prato do projeto foi um delicioso sanduíche de pão sírio com queijo e salada.
Olha só o resultado:


Carboidrato: 1 faria de pão sírio integral
Proteína: 4 fatias de queijo fresco
Legume: cebola e tomate
Verdura: agrião
Gordura: 2 fios de azeite
Tempero: zaatar
Molho: 1 colher de creme de ricota com 1 fio de mel
Sobremesa: uva e ameixa



Preparo: 
1 folha de pão sírio tamanho tradicional rasgado ao meio. Quem não quiser ou não precisar fazer restrição calórica ou de carboidrato, pode acrescentar 2 fatias de pão. Passe uma face do pão na frigideira com azeite e zaatar salpicado pelo pão. Após dourar o pão, acrescente o queijo e deixe dourar (eu gosto bem torrado). Restire da frigideira e passe a outra face do pão com azeite e zaatar na frigideira.
Após retirar do fogo, passe a pasta de creme de ricota (light) com 1 colher de café de mel. Acrescente a salada (nesse caso: agrião e tomate) e regue com 1 fio de aceto balsâmico reduzido.

Pergunta que todos fazem: "pode alterar os ingredientes?"
Sim! Claro!! Se você conhecer bem os alimentos e a quais grupos eles pertencem, fique a vontade para substituir os alimentos e criar o seu próprio sanduíche.

Ah, O copinho ao lado do prato é vinho do Porto! Uma tacinha por dia não faz mal a ninguém, aliás só faz bem. E muito bem! 

Boa noite!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram