quarta-feira, 7 de março de 2012

Gostoso, saudável e barato! Episódio IV

Minha dica de hoje é o jantar de ontem: Grão de bico com atum e salada rica

Domingo recebemos a visita (deliciosa) dos meus pais e, como (quase) sempre, eles trouxeram um mimo para a semana.
Como meus pais comercializam pescados e frutos do mar (de altíssima qualidade) no litoral de São Paulo (Guarujá) ganhamos de presente uma remessa fresquinha de camarões, filés de pescada e um belíssimo filé de salmão, mas infelizmente ainda não tivemos o tempo necessário e desejado para criar um jantar com essas delícias.
Em breve postaremos algumas preparações a base deles. ;)

Obviamente, o ideal é aumentar o máximo possível a variedade alimentar, porém, para evitar o desperdício, acabamos repetindo o prato na segunda e na terça até acabar a porção preparada.

Nossa salada era composta de:
Alface romana e alface lisa
Tomate cereja
Cebola Roxa
Azeite
Aceto balsâmico

Nada de sal, ok?
Sal não serve para nada, apenas para mascarar o verdadeiro sabor dos alimentos. #desabafo

Salada de grão de bico com atum
Grão de bico cozido em água
Atum desfiado em água
Azeite
Cebola
Tomate
Manjericão

Simples assim! Fácil, rápido, saudável, gostoso e barato!
Acho até que vou mudar o nome do post... rs

Gostaria de esclarecer um ponto quando defino o cardápio do dia: meu objetivo é acrescentar um alimento de cada grupo na refeição, procurando inserir até 5 grupos diferentes.
Para quem não sabe quais são os grupos necessários para compor uma refeição, aí vão algumas orientações:

Os grupos ideais para compor as grandes refeições (almoço e jantar) são:
Carboidrato: batata, macarrão, arroz, pão, trigo, mandioca e etc. Obviamente todos os itens do meu cardápio são integrais!
Proteinas animais: carnes, ovos, peixes e aves
Proteinas vegetais: feijões, grão de bico, soja, ervilha e lentilha
Verduras: vegetais folhosos/ hortaliças
Legumes: cenoura, tomate, cebola, abobrinha, abóbora e etc...

Proteínas vegetais só aparecem no jantar quando não consumo no almoço, ok?

Minha grande preocupação é fazer com que as pessoas evitem o acréscimo de 2 ou mjais porções de carboidratos ou proteínas. Quem quiser acrescentar mais alguma coisa a refeição, procure acrescentar mais legumes ou verduras por possuirem baixo teor de gorduras e não ultrapassar o valor calórico do dia.

Além desses grupos, acrescento diariamente 2 fios de azeite cru ao meu prato já pronto, dessa forma eu garanto a ingestão de gordura de boa qualidade e não oxidada pela ação do calor durante o preparo.

Espero que gostem!!!

Até a próxima refeição...
Débora Rosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram