segunda-feira, 30 de julho de 2012

Hambúrguer, só se for caseiro!

Olá!!!

Essa semana, assistindo a um seriado americano, vi uma cena em que um dos personagens saboreava um delicioso hambúrguer com fritas e desde então não esqueci a cena e salivava só de pensar no bendito sanduíche.
Acionei meu amado companheiro e ele topou na hora se aventurar comigo na cozinha em busca de um hambúrguer perfeito e saudável. E foi esse mesmo o resultado: um hambúrguer delicioso, feito apenas com ingredientes naturais, totalmente caseiro e sem um pingo de sal!

Até "batata-frita-assada" nós fizemos... :))

Pena que não tenho foto delas... :(

O resultado e a receita vocês conferem nas fotos a seguir.

Hambúrguer caseiro:
1/2 kg de carne moída (eu escolhi patinho por ser uma carne magra, mas pode ser qualquer carne moída, desde que limpa e com pouca gordura)
1/2 cebola roxa
Alho
Azeite
Pimenta do reino
Noz moscada
Cominho
Salsinha
Cheiro verde

Para o sanduíche:
Pão de hambúrguer (o integral é mais difícil de achar, mas quem quer procura e quem procura acha!)
Salada a gosto
1 fatia de mussarela light para cada hambúrguer
Azeite para temperar a salada
Creme de ricota para passar no pão no lugar da maionese

Preparo:

Pique a cebola e o alho em cubinhos e as ervas.
Acrescente 1 colher de sopa de azeite, os temperos à carne moída e misture tudo com as mãos.
Acrescente os temperos e misture mais um pouco.
Faça bolinhas com as mãos, achate-as e depois corte as rebarbas com um recipiente redondo do tamanho da sua preferência. Eu escolhi de um diâmetro semelhante ao do pão ;)

Depois é só grelhar!
Adicione um fio de óleo ou azeite à frigideira e deixe até grelhar de ambos os lados.

Quando estiver grelhado, acrescente 1 fatia de mussarela e tampe até derreter o queijo.

1/2 kg de carne moída rendeu 5 grandes hambúrgueres. Como fizemos apenas 2 unidades, embrulhamos os demais e congelamos para a próxima vez!! ;)
Monte o hambúrguer no pão já com o creme de ricota em uma das bandas e por último acrescente a salada.

Agora é só servir!!

Obs.: O hambúrguer caseiro também pode ser feito com proteína de soja ou misto com proteína de soja, quinoa e amaranto. Vale tudo na hora de criar o seu hambúrguer, afinal ele tem que ficar bom pra você! Boa sorte!
Bom apetite!!!

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