terça-feira, 10 de julho de 2012

Jantar saudável com amigos é possível!!

     Quem nunca adiou um jantar entre amigos para não sair da dieta OU saiu da dieta por causa de um jantar entre amigos?
     A grande maioria já passou por esse conflito e hoje estou aqui para dizer que é perfeitamente possível manter momentos como esse mesmo passando por um processo de reeducação alimentar ou perda de peso sem colocar tudo a perder.
     Aliás, mesmo que um jantar entre amigos não tenha sido o mais saudável de todos, é importante retomar a dieta já na próxima refeição. Uma única refeição não deve acabar com a sua motivação ou ser motivo para abandonar a dieta. Se "sair do seu caminho" não esqueça de "pegar o próximo retorno"e voltar para o destino certo!! Pegar o "primeiro retorno" minimizará muitos estragos... manter-se no "caminho errado"só aumentará o problema e a distância do seu objetivo!! Lembre disso...

     Para receber os amigos e ainda manter-se na dieta é necessário escolher o que servir com cuidado e muita sabedoria e escolher com sabedoria é selecionar bem não só os alimentos, mas principalmente o modo de preparo deles.
     Naqueles momentos que o prato da noite decidido foi um risoto é importante lembrar como essa preparação é feita. No caso do risoto, por exemplo, ele é um prato a base de arroz arbóreo (portanto refinado!) algum caldo, na maioria das vezes, industrializado, queijo e muita manteiga. Mesmo que o risoto seja de aspargos, a preparação tornar-se-á hipercalórica por conta dos ingredientes envolvidos na sua preparação.

     Eu, em nosso primeiro jantar na casa nova oferecido para nossos amigos, escolhi um cardápio mais leve e com algumas restrições. Minhas duas comadres possuem algum tipo de restrição e não pude descuidar em nada!

O menu da noite foi:
Entrada: torradinhas com e sem glúten + pastas como geléia de pimenta, chutney de manga + pesto e molho apimentado de tomate.
Batatas douradas
Abóbora com especiarias
Aspargos com cebola roxa
Salada rica com morango e chancliche
Salmão ao limone assado com pimentões e gengibre
Sobremesa: tapioca com doce de leite e sorvete de canela (ok ok, a sobremesa não tem nada de light, eu sei, mas como uma das minhas comadres possui doença celíaca não poderia oferecer nada que tivesse glúten).

Vale lembrar que a escolha do cardápio foi baseada na regra de sempre: 1 alimento de cada grupo, ou seja: 1 carboidrato + 1 proteína + 1 ou mais verduras + 1 ou mais legumes
+ fruta cítrica
Tudo preparado com azeite, ervas como alecrim e manjericão e o quarteto fantástico das minhas especiarias preferidas: noz moscada + pimenta do reino + canela + cominho.

O resultado vocês conferem nas fotos a seguir.

Abóbora assada com especiairas (a receita já está no blog e é facílima de fazer!! :))

Na ordem da foto: batatas douras, abóboras, salada, peixe e aspargos.

Sob outro ângulo: aspargos verdes e brancos temperados com cebola e aceto balsâmico reduzido, salmão ao limão com pimentões, salada e batatas.

O meu prato! Modéstia a parte, estava uma delícia!! ;)

O pecado da noite: a sobremesa! 

Cafezinho com petit four sem glúten.

Bom jantar e um beijo a todos!!
Débora Rosa.

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