segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lanches escolares.


Dicas nutricionais para lanches escolares
A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis transmitidas na escola dentro de casa também, afinal é através da repetição da conduta ensinada que se dá o processo de aprendizado.

A alimentação na escola é de extrema importância, pois garante energia para o próximo período de aula, proporcionando maior capacidade de concentração e memória.

Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café-da-manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.

O lanche na escola deve ser de pequeno volume e pouco elaborada, pois representa uma refeição intermediária, já que logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refeição como o almoço ou jantar, dependendo do horário de estudo. Contudo, o termo "pequena" não significa ser incompleta em termos nutricionais. 


O lanche deve incluir um alimento do grupo dos carboidratos: pães, bolos sem recheios, torradas e cereais. Os carboidratos devem conter gêneros integrais também. Além desse grupo, deve também incluir um alimento do grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.

O ideal seria incluir também um alimento do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom crescimento e desenvolvimento infantil.

Chocolates, balas e doces não estão proibidos na alimentação da criança, mas devem ser evitados o consumo diário e em excesso desses alimentos, já que normalmente possuem açúcares e gordura em quantidades excessivas. Sugere-se que quando consumidos, esses alimentos devam ser combinados com outros mais nutritivos, como um suco de fruta natural ou um sanduíche leve.

A crença de que todo sanduíche é ruim não está correta. Alguns podem ser bem equilibrados quando os ingredientes são combinados da forma correta. Como exemplo pode-se citar um sanduíche feito com pão (preferencialmente integral, fonte de fibras), uma fatia de queijo (que oferecerá proteína e cálcio) e cenoura que oferece fibras, vitaminas e minerais variados.

Para garantir a segurança do alimento enviado, caso esse necessite de algum tipo de refrigeração, a minha sugestão é comprar um gelo reciclável em embalagem rígida e colocá-lo dentro da lancheira ou da bolsa térmica.
Os alimentos que devem ser refrigerados são aqueles a base de leite, como iogurtes, sanduiches com queijo ou requeijão, sucos de frutas e frutas manipuladas (manga cortada, abacaxi picadinho e etc). Gêneros secos como pães e biscoitos não necessitam desse cuidado, porém na maioria das vezes eles estão acompanhados de itens que necessitam.

Vale ressaltar que, na montagem do lanche escolar, a criatividade contribui muito para estimular a criança a consumi-lo e evitar a monotonia do cardápio. Envolvê-la na decisão e até mesmo no preparo de seu próprio lanche, com auxílio dos pais ou responsáveis, contribui para a educação nutricional do mesmo, porém não deixe de fazer a oferta das sugestões, caso contrário a criança sugerirá apenas alimentos preferidos por ela e isso significa que eles poderão não ser os mais adequados.

Muitos pais optam pela cantina escolar, mas para que a criança possa fazer uma opção saudável é necessária a colaboração tanto por parte da cantina, com o oferecimento de opções saudáveis, mas principalmente dos pais, com a devida atenção na formação dos hábitos das crianças e nas escolhas alimentares da família.

É necessário que a criança tenha conhecimento e informação suficiente para decidir o que é certo ou errado sobre sua alimentação, e portanto a simples proibição de alimentos na escola não significa que a criança tenha compreendido e incorporado hábitos alimentares saudáveis e desejáveis.
É preciso lembrar que as crianças levam para fora o que elas aprendem dentro de casa!

Eu ainda acredito que medidas educativas e estímulo positivo são as melhores opções para a conscientização na hora de comer.

Para mais informações sobre cantina e lanches escolares saudáveis, acesse: 
http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/manual_cantinas.pdf

Débora Rosa
CRN3 15777

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