segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Salada orgânica com lesma? Não, obrigada!

Salada orgânica com lesma? 
Não, obrigada!

Sair para almoçar ou jantar jé é reconhecidamente um dos melhores programas para fazer aqui em São Paulo e por algumas razões esse prazer pode ficar cada vez mais raro, pelo menos pra mim.
Se você é paranoico com segurança como eu, certamente sentiu que esse prazer ameaçado com aquela onda de assaltos e arrastações a restaurantes. 
Outro motivo são os preços praticados pelos restaurantes daqui. Pratos como picadinho com arroz, feijão, farofa e salada podem chegar a custar R$55,00 dependendo do lugar. Uma pequena torta com salada varia entre R$24,00 e R$45,00 e um prato a base de peixe ultrapassa facilmente os R$60,00. Valores altíssimos na minha opinião e o sabor geralmente não justifica o preço. 
Agora, se você é preocupado com higiene dos alimentos como eu, pode ser que esse post faça você perder parcialmente ou totalmente a vontade conhecer novos lugares para comer aqui em Sampa.
Essa semana, logo que cheguei de férias, fui encontrar uma amiga em um restaurante "super gostosinho" e, segundo ela, nossa cara! O nome do restaurante é Ambrosio, se auto intitula como "cozinha afetiva" e está localizado no Campo Belo. Essa amiga já havia ouvido algumas críticas do local, mas, assim como eu, preferiu arriscar e tirar as próprias conclusões (certa vez uma amiga dela encontrou um arame de saco de pão de forma dentro de uma torta feita pelo próprio local - Absurdo!!).
Muito bem, chegamos ao restaurante e até aí tudo ótimo: cardápio variado, "saudável" e modificado todos os dias. Nossa cara mesmo, afinal 2 nutricionistas em restaurante natural, que serve somente massas integrais e tudo feito no local é um achado, se não fosse uma pequena surpresa, nem tão pequena assim.... 
As opções do dia, 2 ou 3 apenas, são servidas com sopa OU salada. Ambas escolhemos a salada e foi tudo bem... nesse dia!
Por algum motivo que não lembro bem,  eu e essa mesma amiga nos encontramos durante a mesma semana e, já que gostamos tanto do restaurante, fomos almoçar lá novamente e aí começa a minha história...
Logo após escolhermos os pratos do dia recebemos salada e suco... cada salada em seu prato. Quando estava quase terminando minha salada, quase mesmo, eis que encontro um ser vivo em meu prato, bem vivo, com antenas e aparentemente incomodado com seu futuro, pois o animal não parava de se mexer. Era uma pequena lesma, daquelas que encontramos em saladas sujas ou mal lavadas. 
Ao avistar a lesma caminhando pela borda do meu prato, chamei a gerente e mostrei a ela o que havíamos encontrado.
Ela,  bastante incomodada mas não muito surpresa, pediu para retirar o prato para mostrar ao cozinheiro (obviamente as fotos foram feitas antes dela retirar meu prato). Ao retornar da cozinha, a gerente veio até a mesa, desculpou-se e perguntou se gostaríamos de outra salada. OI??? 
A resposta? Claro que não!! Como poderia aceitar outra salada preparada no mesmo local com a mesma falta de higiene de 3 minutos atrás?? Desculpem a minha intolerância, mas a falta de bom senso do ser humano me irrita profundamente....
Quando me apresentei a gerente e apresentei minha amiga, ambas nutricionistas e extremamente "chatas" com a questão de higiene e segurança alimentar, notei o desconforto em seus olhos e perguntei se eles possuiam nutricionista e, para confirmar minha certeza, obviamente eles não possuíam. Isso porque o restaurante já existe há mais de 2 anos e por lei toda unidade de alimentação e nutrição deve possuir um nutricionista responsável.
A gerente do restaurante tentou justificar a presença da lesma com o fato da salada ser orgânica... Francamente!! Agora a culpa não é mais do funcionário pouco higiênico ou do empregador que não treina adequadamente seus funcionários?? A culpa é da falta de pesticida?? Ou a culpa é da própria natureza que permite o desenvolvimento de seres como as lesmas?? 
Essa foi a hora que fiquei mais decepcionada e um tanto estressada, para não dizer muito estressada! Por que não reconhecer o erro? A prova viva da falta de higiene do local estava lá, e bem viva,  e só havia uma justificativa: falta de cuidado no pré preparo dos alimentos! 
O ser humano realmente tem dificuldade de admitir que errou, mas justificar o que não é justificável é uma falha gravíssima para mim e, por essa razão, quis fazer esse post.
Aliás, faço questão de dizer que me segurei para fazer esse post, pois, desde o dia do ocorrido (13/12) até hoje (17/12), ninguém do restaurante em questão, entrou em contato comigo para fazer uma retratação.
E, mesmo que alguém tivesse me ligado, não poderia deixar de fazê-lo, pois sei que muitos dos meus clientes e amigos guardam minhas dicas de locais saudáveis em SP e esse definitivamente NÃO É UM DELES.

Meu conselho?  Risquem esse nome da lista de vocês: Ambrosio - café e cozinha afetiva.
http://www.cafeambrosio.com.br/
Rua Zacarias de Gois, 1201.
Campo Belo - SÕ PAULO - SP.

Seguem as fotos tiradas no dia do ocorrido... 
Meu prato e mais alguém na borda...

Um ser vivo! E bem vivo...

Olha ela aí... uma lesma com antena e tudo o mais.


Boa sorte para nós, pois só com muita sorte mesmo vamos conseguir encontrar um restaurante verdadeiramente bom, bonito e barato aqui em São Paulo!!
Até breve,
Débora Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram