sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sazonalidade dos alimentos - Dez/ Janeiro

Alimentos da época: Dezembro e Janeiro

Frutas, legumes e verduras quando consumidos na época certa possuem inúmeras vantagens, dentre elas está o fato de podermos comprar alimentos que precisaram de menos pesticidas e fertilizantes para crescer, permitindo a conservação da qualidade e do sabor original. Outra vantagem é o preço dos alimentos sazonais, eles, em geral, possuem preços acessíveis durante todo o período de duração da safra.

Quem nunca comprou uma manga linda, madura e cheirosa e ao consumir teve uma decepção com seu sabor pouco doce e sua textura mais áspera e cheia de fiapos? Pois é, esse é um dos grandes problemas dos hiperrmercados e hortifrutis que vendem o ano todo alimentos que não nascem naturalmente o ano inteiro. 

Por essa razão, vale consultar uma tabela de sazonalidade dos alimentos ou dar uma passadinha aqui no blog antes de ir às compras ou de planejar sua lista . Prometo ajudá-los na tarefa de descobrir quais são os melhores alimentos para comprar em cada época do ano e já quero começar a cumprir minha promessa a partir desse post:

Frutas de dezembro/ janeiro


Abacaxi / Amêndoa/ Avelã/ Banana prata/ Castanha/ Carambola (jan)/ Cereja importada/ Coco verde/ Damasco/ Figo/ Framboesa/ Fruta do conde (jan)/ Graviola/ Kiwi/ Laranja pêra/ Lichia/ Limão Taiti/ Maçã Fuji/ Mamão Havaí (jan)/ Marmelo nacional (jan)/ Manga/ Melancia/ Melão amarelo/ Nozes/ Nectarina/ Pêssego/ Romã/ Uva Itália, Niágara e Rubi

Legumes de dezembro/ janeiro:


Aspargos/ Alho poró/ Abobrinha brasileira/ abóbora (jan)/ beterraba (jan)/ Cenoura/ Cogumelo/ Pimentão verde, amarelo e vermelho/ Pepino (jan)/ Quiabo (jan)/ Tomate/ vagem/ 

Verduras e hortaliças dezembro/ janeiro:


Alface (jan)/ Couve de Bruxelas/ Endívia/ Erva doce/ Folha de uva/ Hortelã/ Orégano/ Rúcula/ Salsa/ Salsão.

Atenção:  a inscrição (jan) ao lado de alguns nomes significa que esses alimentos estão mais disponíveis no mês referido e não em ambos.

Aproveite os alimentos da época para preparar sua ceia. 
Mais saúde e sabor no seu prato!

Um abraço a todos e boas festas,
Débora Rosa.



Um comentário:

  1. gostaria que voce falasse do maxixe, das fontes de vitaminas que ele tem, bjos

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