terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Final de ano saudável, é possível??

Claro que sim!!
Para organizar o cardápio das festas de final de ano (e isso vale também para demais eventos) é preciso considerar uma série de aspectos como: preferência alimentar dos convidados, necessidades especiais dos convidados, alimentos da época, preço dos alimentos, número e aparência dos pratos. A partir desse pequeno resumo, podemos concluir que elaborar um jantar para amigos e familiares não é uma das tarefas mais simples, mas também não tem nada de difícil. 
Trabalhoso sim, isso é verdade, mas nada impossível.
É claro que quem opta por um jantar pré preparado, com alimentos semi prontos ou congelados, fica com o lado prático, mas pode esquecer o lado saudável do evento. Massss, quem decide preparar tudo com as próprias mãos ou com a ajuda de uma pessoa que tenha como princípio o uso de alimentos frescos e naturais, a saúde à mesa está garantida e parte do trabalho também.

As ceias esse ano, pela primeira vez, aconteceram na minha casa e eu mal posso esperar pelas ceias de 2013... Amei cada segundo da preparação.
Tudo começou com o planejamento do cardápio e com a escolha da pessoa ideal para fornecer alguns pratos. Felizmente, no jantar de dia dos pais do ano passado, tive a oportunidade de conhecer o Chef Fabio Metello. Ele é ótemo e tem como princípio não preparar carne vermelha, o uso de apenas alimentos in natura e da época e preços acessíveis. Melhor combinação impossível. Ele foi o eleito para preparar alguns pratos para a nossa noite :)

O menu da noite de Natal foi:
Salada de folhas verdes
Salada de quinoa com coalhada seca
Batatinha cozida e depois assada com vinho e tomilho
Risoto de 7 cereais com limão siciliano e castanhas do Pará (in-crí-vel!!)
Salmão assado na folha de bananeira com azeite e dill
Cordeiro assado lentameeeeeente (Eu e meu marido que fizemos! Receita no blog do Wessel)
Sobremesa: frutas da época.
Melhor impossível... na minha humilde opinião, claro!

Depois da escolha dos pratos, passamos para a compra dos alimentos e essa etapa me estressa um pouco, pra não falar muito! Odeio entrar em supermercado no final do ano e me deparar com os preços absurdos dos alimentos. Até banana fica mais cara nessa época... :{
Enfim, passado o estresse e o assalta no caixa do supermercado, volto pra casa feliz e contente para começar a "alquimia"(como costumo chamar o preparo dos pratos).

Por último, passamos para o preparo propriamente dito. Eu, sortuda que sou, tive o prazer de preparar tudo a 4 mãos. Eu e meu marido fomos para a cozinha preparar o cordeiro e os acompanhamentos e esperar nossa família chegar.

O resultado vocês conferem nas fotos a seguir. 
Salada de folhas verdes e batatinha cozida e assada no vinho com tomilho
Salada de quinoa com coalhada seca
Risoto de cereais com castanha do Pará e limão siciliano
Salmão assado na folha de bananeira com azeite e dill
Cordeiro assado lentameeeeente no vinho com cebolas e tomilho.
Fruta! Muita fruta para receber o bom velhinho!!

Não posso deixar de sugerir que repensemos a escolha do cardápio de ocasiões especiais como essas e tantas outras que surgem no decorrer de um ano. Não precisamos manter um único padrão ou repetir as escolhas das ceias e jantares que vivenciamos no passado. É perfeitamente possível inovar e ainda assim oferecer uma refeição gostosa, harmoniosa, surpreendente e saudável aos nossos convidados. Basta querer e adquirir o interesse em incluir novos e melhores alimentos às nossas rotinas.
É bem provável que a novidade agrade a todos e muito!!

Ótimo começo de ano para nós e muita saúde. Sempre!!
Um abraço,
Débora Rosa.

Um comentário:

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram