segunda-feira, 4 de março de 2013

Sazonalidade dos alimentos - Março


Março mal começou e já estou ansiosa pelas frutas disponíveis esse mês... Agora começa a época enlouquecedora de abacates, para quem ama essa fruta como eu.
Digo enloquecedora, pois, quem tem um abacateiro em casa ou no sítio, sabe do que estou falando. Meus pais, que moram no litoral de São Paulo (Guarujá - minha cidade natal), possuem em casa um pé dessa riqueza, o único problema é que nessa época fica até perigoso passar embaixo dele de tão carregado que fica durante sua fase mais frutífera. Ano passado cheguei a trazer caixas e mais caixas de abacate que doei para quem eu conheica...
Eu e Erico, o querido marido, chegamos a testar diferentes formas de saboreá-lo. Fizemos guacamole com diferentes temperos, colocamos abacate na salada, testamos creme quente de abacate com canela, vitamina com ou sem outra fruta e etc... Posso garantir que, quente ou frio, doce ou salgado, abacate é bom demais!!!

Nutricionalmente falando, gostaria de TENTAR amenizar a fama do abacate de vilão da dieta. Quem faz mal para o peso e para o organismo é o refrigerante, a fritura e qualquer alimento industrializado, não o abacate! Francamente.... 
Seu alto valor calórico se deve a presença de grandes quantidades de óleos monossaturados de ótima qualidade e totalmente aproveitados pelo organismo, como o ácido oléico, e fonte riquíssima de vitamina A, C, E, vitaminas do complexo B, bem como minerais como potássio, fósforo, cálcio e ferro. Além disso, possui uma carga protéica muito maior que as demais frutas.
Devido a todas essas características, acabo indicando abacate para todos os meus pacientes, inclusive aqueles que estão em processo de reeducação alimentar para perda de peso!!

Mas, não é apenas o abacate que estará disponível esse mês. Vale conferir a tabela de sazonalidade de Março e incluir a maior variedade possível de frutas, verduras e legumes e aproveitar o melhor de cada uma. Confira:


Frutas de Março:


Abacate/ Abacaxi pérola/ Banana/ Coco/ Figo/ Goiaba/ Jaca/ Laranja/ Limão/ Maçã/ Mamão/ Nectarina/ Pêra/ Pêssego/ Seriguela/ Tangerina cravo/ Uvas: Itália, Rubi e estrangeira.

Legumes de Março:


Abóboras: seca e moranga/ Abobrinha/ Berinjela/ Beterraba/ Cará/ Chuchu/ Inhame/ Jiló/ Nabo/ Pepinos (todos)/ Quiabo e Tomate.

Verduras de Março:


Acelga/ Alface/ Escarola/ Endívia/ Rúcula/ Repolho

Diversos presentes em Março:


Gengibre/ Salsa/ Coentro/ Pimenta vermelha e cambuci/ Soja/ Milho verde.

2 comentários:

  1. Adorei!!! Muito útil para elaboração do cardápio de casa e do pequeno principe, vulgo, seu afilhado!heheh
    Parabéns! ótimo post como sempre...
    Abraços
    Bárbara Murayama

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que continuo contribuindo com a educação nutricional do meu afilhado!! E que orgulho dessa cumadi!!! Beijooo.

    ResponderExcluir

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram