sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cuidados com a alimentação no inverno

O inverno nos faz ganhar peso.


Essa informação é verdadeira?
Infelizmente não.
O que acontece é que no inverno a nossa taxa de metabolismo basal (conjunto de reações químicas para manutenção das funções vitais do corpo humano) tende a sofrer um leve acréscimo, algo em torno de 5 a 10% do gasto energético basal, portanto é incorreto afirmar que engordamos ou emagrecemos no inverno porque nosso metabolismo fica mais lento ou muito mais rápido.
Teoricamente, o inverno seria a época ideal para começarmos um programa de emagrecimento, pois com a ajuda do “aumento” da taxa de metabolismo, nós queimaríamos mais calorias e até perderíamos peso, porém esse aumento é insuficiente para levar a perda de peso , pois esse acréscimo pode representar de 50 a 100kcal a mais no nosso gasto, algo como uma barrinha de cereais, por exemplo.
Dizer que durante esse período do ano temos a necessidade natural de acumular gorduras para nos aquecer e que o nosso metabolismo fica mais lento é mais uma desculpa do que uma realidade nos dias de hoje.

Somos descendentes de pessoas que lutavam para conseguir alimentos altamente calóricos, porque deles dependia a sobrevivência da família. Como o acesso a eles era restrito, nessas oportunidades comiam até não poder mais. Hoje em dia já não temos mais essa necessidade e não seria justo colocar a culpa da nossa própria vontade ou na temperatura do dia.
Embora o inverno seja a estação perfeita para relaxar e tirar férias da academia, o exercício físico e o cuidado com a alimentação ainda são a combinação perfeita para o controle ou combate ao ganho de peso.

Devemos priorizar sopas, caldos, cozidos, tortas e massas (INTEGRAIS!!)  a base de vegetais, carnes magras e bebidas quentes sem adição de açúcar.
Chás, vitaminas, mingau e outras preparações a base de leite (semi ou desnatado) também devem ser consumidos para garantir o aporte calórico e proteico adequados.
Chocolates, doces e preparações gordurosas a base de queijo, cremes de leite, manteiga e leite integral devem ser evitadas, caso o objetivo seja a manutenção ou perda de peso.
Felizmente existem os substitutos. Basta procurar a preparação ideal e fazer escolhas cada vez mais inteligentes e conscientes.
Lembrem-se sempre: Vontade é uma sensação que dá e passa!
Bom frio a todos e até breve,

Débora Rosa.

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