quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Oficina do sabor - SESC Pinheiros - Tema: Alimentação na gestação.

Pessoal, estou em dívida com vocês.
Estou para contar como foi a oficina que realizei no SESC- Pinheiros na última terça feira (30/07/13), mas, como o post sobre a sazonalidade era mais urgente e a semana foi corrida, só consegui escrever hoje sobre essa incrível experiência.
A oficina foi realizada na comedoria do 1o andar e o cheirinho de sopas invadia o local no momento da palestra. Um experiência sensorial em todos os sentidos. 

A montagem da mesa ficou por nossa conta, minha e da minha estagiária (pupila e amiga), Isabelly Monte. A decoração não poderia ser outra: frutas, legumes, verduras, cereais e frutas secas para ilustrar os grupos alimentares durante a palestra e para colorir a mesa com todas aquelas cores que só os alimentos possuem. 
Ah, flores também estavam na mesa e depois viraram presentes para agradecer o apoio e carinho das queridas Anita Cleto, Anna Galis e Val (minha "anja da guarda").

Não poderia não falar da super ajuda que recebi do meu amado marido (e eterno namorado) Erico. 
Como a oficina falava sobre alimentação para gestantes, decidi estruturar a palestra de forma que houvesse uma dinâmica de elaboração de cardápio para que todos pudessem aprender a fazer escolhas mais saudáveis.
Além disso, a oficina contava com uma degustação ao final da palestra e decidimos preparar um sanduíche saudável e completo com o intuito de ilustrar que é possível sim comer sanduíche sem comprometer a dieta.

Nossa idéia foi oferecer mini hamburguer caseiro com carne e quinoa, oferecido em pão integral com legumes e verduras e suco de abacaxi para acompanhar.
Erico me ajudou (pra não dizer que fez quase tudo) a fazer os hamburguinhos e deixar tudo pré pronto para o dia seguinte. (Não sei o que seria da minha vida sem ele...)
Abaixo, fotos do preparo dos mini hambúrgueres.





Continuando, durante a palestra falei um pouco sobre a importância das combinações dos alimentos, das escolhas alimentares dentro e fora de casa e principalmente da necessidade de organizar uma rotina alimentar. Sem ela, a alimentação fica por conta da criatividade diária e suscetível a contratempos como falta de tempo, ausência dos alimentos em casa e até preguiça.

Organizando previamente um planejamento semanal, fica mais fácil realizar as compras, prevenir a falta dos alimentos e facilita o preparo das refeições.
É preciso tirar a alimentação do modo automático. Não dá pra comer "qualquer coisa" quando se está grávida (e mesmo quando não se está grávida!).


Os presentes receberam um modelo de planejamento de cardápio semanal que ofereço para minhas pacientes aqui no consultório, bem como uma lista de alimentos separados por grupos. A dinâmica consistia em escolher 1 alimento de cada grupo da lista e inserir no impresso de planejamento das refeições. As pessoas puderam dizer o que haviam planejado para 1 refeição e receberam as devidas orientações. A criatividade falou bem alto na hora que eles descreveram suas escolhas e todos demonstraram ter apreendido boa parte do que foi transmitido na palestra.  #nutricionistafeliz #missaocumprida

Quero disponibilizar aqui a receita do hambúrguer oferecido na oficina. É simples, rápido, fácil, saudável e relativamente barato. Cada hambúrguer (tamanho normal), feito com carne moída de primeira + quinoa em grãos e temperos servido no pão integral com salada, custa em média R$ 4,85. Beeeeem mais barato que um big qualquer coisa e infinitamente melhor e mais gostoso!

(Mini) Hambúrguer caseiro com quinoa em grãos


Ingredientes:
500 g de carne moída
1 xícara de quinoa em grãos cozida
03 dentes de alho amassados
1 cebola roxa picadinha
Salsa e cebolinha picadinhas
01 ovo inteiro
Páprica picante a gosto
Pimenta a gosto
Sal (com moderação)
Tomilho fresco a gosto
Orégano fresco a gosto

Preparo:
Misturar a carne, a quinoa cozida com o alho, cebola, cheiro verde , cebolinha, ovo e o sal.
Amassar bem a mistura e moldar em formato de hambúrguer.
O hambúrguer pode ser assado ou grelhado em uma frigideira com pouco óleo.
Servir em pão integral com salada de folhas e legumes crus como tomate, cenoura ou beterraba ralada. 

Dia 23/08 estarei no SESC Pinheiros novamente falando sobre alimentação e infertilidade!!
Até lá.
Um forte abraço,
Débora Rosa.

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