quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sazonalidade dos alimentos - Agosto

Agora é oficial, minha gente, passamos da metade do ano! Quase inacreditável... Ainda lembro da ceia do ano passado e, agora, já começo a pensar em coisas relacionadas ao fim do ano, como decisões que ainda preciso tomar, lembrancinhas, onde passar as festas e até o que vestir, rs.
Mas isso porque sou extremamente ansiosa... Não levem em consideração minhas neuroses, por favor. Foi só um desabafo! Já passou... :)

Como vocês já sabem, começo de mês é tempo de post sobre os alimentos mais disponíveis no mês.

Mês de agosto, mês em que as temperaturas ainda estão baixas, é época de frutas mais cítricas. Muitas delas permanecem em safra e em maior variedade. As verduras voltam a aparecer com força total, já os legumes estarão mais vulneráveis às condições climáticas.

Hoje em dia é possível comprar qualquer produto em qualquer época do ano, afinal os grandes produtores evoluíram para produzir alimentos o ano todo, mas isso, infelizmente, NÃO É UM PONTO POSITIVO! Além das novas tecnologias no campo, PRODUTOS QUÍMICOS, COMO FERTILIZANTES E PESTICIDAS, permitem vasta produção mesmo em condições adversas.
EU, DÉBORA,  volto a reforçar: a sazonalidade, época em que determinados alimentos apresentam maior produção, é um fator de extrema importância para o consumidor escolher o que consumir com preços melhores, com menor teor de agrotóxicos e alimentos mais saborosos.
Por isso, fique de olho na melhor época de cada alimento e lembre-se sempre de acessar o blog da Nutri ou alguma tabela de sazonalidade dos alimentos antes de ir às compras e ou planejar o cardápio da semana/ mês.

Vamos lá:

Frutas de Agosto:


Atemoia/ Banana/ Banana Nanica/ Caju/ Carambola/ Kiwi Nacional/ Kiwi estrangeiro/ Laranja/ Laranja Lima/ Laranja Pera/ Lima da Pérsia/ Maçã Nacional/ Mamão Formosa/ Mexerica/ Morango/ Quincam/ Tangerina Murcote/ Tangerina Poncam. 


Legumes de Agosto:


Abóbora/Abóbora Japonesa/ Abobrinha Italiana/Alho Nacional/ Alho Estrangeiro/ Cebola Nacional/ Cara/  Cenouras com Folhas/ Ervilha Comum/ Ervilha Torta/ Fava/ Inhame/ Mandioca/ Mandioquinha/ Pimentão Vermelho.

Verduras de Agosto:


Agrião/ Alho Porró/ Brócolis/ Chicória/ Coentro/ Couve/ Couve-Flor/ Erva-Doce/ Escarola/ Espinafre/ Mostarda/ Nabo/ Rabanete/ Rúcula.

Pescados de Agosto:

Atum/ Cação/ Cherne/ Congrio/ Corvina/ Dourada/ Espada/ Garoupa/ Lambari/ Mexilhão/ Namorado/ Olhete/ Ostra/ Porco/ Sardinha/ Tilápia/ Traíra/ Trilha/ Tucunaré/ Xaréu.    



Boas compras e até breve,
Débora Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram