segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sazonalidade dos alimentos: Outubro!!!



Finalmente!!! Depois de 1 mês e 5 dias sem aparecer, olha eu aqui morrendo de vergonha e atrasada com o post sobre a sazonalidade dos alimentos.
Fim de ano não tem jeito, é sempre uma loucura, especialmente quando as férias se aproximam (ebaaaaaaaaa!!!) e o excesso de compromissos começa a apertar a agenda. 
Agora chega de desculpas e vamos falar do tema desse post: os alimentos de outubro.

A primavera chegou, mas o começa dessa estação não traz tantas novidades assim. A "coisa"começa a ficar boa mesmo em meados de novembro.
Em outubro veremos com menos abundância a jabuticaba e é bom aproveitar porque agora só no ano que vem. 
O rei da natureza, o abacaxi, continua entre nós nos próximos meses e cada vez mais doce. 
O legume que continua com força total e permanecerá com a safra forte até janeiro é o aspargo. Você poderá encontrá-lo em 3 cores diferentes: branco, verde e roxo. Minha dica: prove os três!! São igualmente deliciosos mesmo com sabores tão diferentes.


Quem vem chegando de mansinho e ficará com a gente até o final do verão é o coco verde, uma das minhas grandes paixões. 
Toda vez que abro um coco, fico imaginando a cara do primeiro sortudo que achou essa preciosidade... imaginem a felicidade dessa pessoa ao abrir um coco e encontrar aquela água doce e fresquinha.  

Agora é só conferir a lista e aproveitar tudo o que outubro traz de bom. 
Fique de olho:


Frutas de outubro:
JABUTICABA


Acerola, bananas, jabuticaba, goiaba, jaca, lima da Persia, pêra, maçã, mamão, melancia, melão, nêspera, pêssego, uva Itália, limão, romã e kiwi.

Legumes de outubro:
ASPARGOS

Alho, aspargos, abóbora, abobrinha, cogumelos, cenoura, cebola, beterraba, batata, batata doce, inhame, tomates, pimentões, ervilha torta e rabanete.

Verduras de outubro:
REPOLHO ROXO


Catalonha, chicória, escarola, espinafre, folha de uva, rúcula, repolho roxo, mostarda, couve manteiga, couve de bruxelas, couve flor e brócolis.

#dicadanutri: Adquira o hábito de consultar os alimentos da época antes de ir às compras. Você certamente levará para casa os melhores sabores pelos menores preços.


Ótimo outubro a todos.
Um abraço,
Débora Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram