terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Receitas da Nutri: Berinjela de forno, antepasto de berinjela ou caponata*

Berinjela de forno, antepasto de berinjela ou Caponata*

Antes de ir ao forno...
Ingredientes:
2 berinjelas grandes 2 cebolas inteiras
½ pimento grande vermelho e ½ amarelo
Manjericão roxo
Alho (eu coloquei uns 6 dentes)
Suco de meio limão (ou menos)
½ copo de água
Azeite (1/4 xícara)
Sal e pimenta

Preparo: Corte todos os legumes ao seu modo: cubinhos, tirinhas, com ou sem casca. Eu preferi cortar tudo em cubinhos e com a casca da berinjela. Não acrescento tomate para não enxarcar muito e para aumentar a durabilidade. Coloque tudo em uma assadeira, exceto as ervas e o azeite. Leve ao forno coberto com papel alumínio por 1 hora. Mexa a cada 30 minutos.
1 hora de forno depois, retire o papel alumínio, acrescente as ervas e o azeite e leve ao forno novamente (sem o papel) e deixe por mais 30 minutos.

Eu gosto do antepasto frio e eu espero esfriar antes de servir, mas nada impede que seja servido como acompanhamento quente em um jantar.

Depois de sair do forno...
Dica da nutri: eu não acrescento aquela quantidade absurda de azeite para cozinhar a berinjela. Eu prefiro levá-la ao forno com água até que fiquem macias. Após evaporar a água, eu acrescento o azeite apenas para conferir sabor e "cremosidade" ao prato. Nem por isso, ela fica menos úmida ou menos gostosa. Muito pelo contrário, fica bem gostosa e dá até pra comer mais... ;)
Ela pode ser servida como antepasto com torradas (integrais, claro!), entrada ou acompanhamento de um almoço ou jantar.

*Toericamente, por não levar tomate, não pode ser considerada Caponata... 

Até a próxima.
Débora Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram