segunda-feira, 17 de março de 2014

Segunda, terceira e quase quarta semana em Sydney!

Oioioi minha gente! 
Tudo bem por aí? Por aqui continua tudo ótimo.
Além dos cursos e eventos sobre Nutrição e da imersão na língua inglesa, tenho me divertido muito e aproveitado cada segundo nessa cidade linda que é Sydney. Visitei zoológico, aquário, praias e até as montanhas de Sydney

Eu sei que prometi um post por semana tentando descrever minha temporada na Austrália, mas confesso que prometi sem saber que seria tão difícil. Há tanto o que fazer por aqui que, ao chegar em casa, só quero descansar e me preparar para o próximo dia.
De qualquer forma, vou resumir nesse post a maioria das coisas que vi e vivi nessas últimas 3 semanas.

Na segunda semana que cheguei aqui começou meu curso, mas comecei a estudar os hábitos alimentares dos australianos e de outros povos, especialmente asiáticos, muito antes de começar na escola.
Nesses últimos 20 dias, tive a oportunidade de "passear" e conhecer tantas pessoas e restaurantes de diferentes partes do mundo que minha cabeça não parou de processar essas informações até agora... Acho que vou demorar dias, talvez meses, para absorver tudo... Não poderia estar mais feliz e satisfeita com tudo o que vem me aconteceu aqui... :)

Bem, além de todas as culturas estudadas e observadas na prática aqui, resolvi fazer um curso de gastronomia para "iniciantes". Coloquei entre aspas porque você precisa ter uma boa base de culinária para acompanhar o curso, caso contrário, será um perda de tempo, pois coisas como nome, escolha dos alimentos e preparo de pratos básicos não são ensinados.
O curso é muito mais do que apenas aulas sobre como preparar bons pratos. Além da história por trás das preparações, há uma explicação para cada alimento escolhido, as melhores formas de prepará-los para otimizar suas propriedes e suas relevâncias nutricionais para a saúde. Nenhum alimento processado é utilizado no curso. NENHUM!!! 

Logo na primeira aula aprendemos a preparar um verdadeiro Ratatouille: um tipo de refogado francês a base de berinjela, cebola, abobrinha, tomate, pimentões e azeite. Beautifully cooked! 
O segundo prato daquela noite foi um vinagrete de quinoa com molho de romã, grapefruit, tomates, cebola, hortelã e coentro. Para temperar: azeite, suco do próprio grapefruit, sal e pimenta. 
O carboidrato da noite foi uma salada de batata doce com maionese caseira preparada por todos os alunos e, ao contrário do que eu pensava, ela pode ser bem saudável. E ser saudável não tem nada a ver com calorias, ok?? ;)

A segunda aula foi composta por pratos a base de frutos do mar e massa. Tivemos a oportunidade de preparar um salmão à perfeição e do modo mais fácil possível. Tempera-se um filé grande apenas com azeite, sal e pimenta, leva-se ao forno SEM cobrir com papel alumínio e deixar no forno a 170graus por exatos 15 minutos. Desligar o forno e deixar mais 15 minutos e pronto. Ele estará pronto e absolutelly perfect!
Preparamos também um marinado de linguado, algo parecido com um ceviche. Divino!!
As massas da noite foram raviole de massa caseira e moldada à mão recheado com abóbora assada, ricota e tomate desidratado (não é aquele "tomate seco"embebido em óleo) e um espaguete (handmade, claro) com molho pesto de RÚCULA e, para acompanhar a massa, vieiras limpas e preparadas por nós mesmos. 

É uma pena, mas o chef não permite foto/ vídeo durante a aula. Anyway, não consigo nem discordar, afinal celular é um dos objetos mais anti higiênicos do mundo! 

Além do curso de gastronomia, meu projeto de estudar os hábitos alimentares australianos incluía 2 grandes food tours ou, como são chamados aqui, gourmet safaris. Cada food tour é composto por visitas a 5 locais de diferentes nacionalidades, podendo ser restaurante, supermercado e ou uma demonstração de preparo de um prato típico do país em questão. Ao todo foram 10 países "visitados". São eles: Turquia, Irã, Líbano, Índia, Sri Lanka, Grécia, Marrocos, Itália, Espanha e Eslovenia. 

 


Fora os food tours e meu curso de gastronomia, tive a sorte de estar em Sydney no mês em que aconteceu um festival de cultura tailandesa que incluía história sobre o país, masterclasses de pratos típicos, muita comida tailandesa e até um casamento tipicamente tailandês. 

 

Graças à Karen, minha amiga brasileira/taiwanesa, fui apresentada ao universo incrível da comida verdadeiramente asiática. Juntas, fomos à restaurantes chineses, japoneses, taiwaneses, coreano, malaio, indiano e vietnamita. Sempre tenho dito isso, e é verdade, parece uma volta ao mundo sem sair da Austrália. Isn't it amazing?!?!



 
 

Também tenho visitado mercados de alimentos locais e ogânicos, provado novas frutas e me esforçado para gostar de grapefruit. Ontem comprei a pink grpegruit e, pelo que o dono do mercado me disse, essa é a mais doce de todas. Vou tentar de novo... 
Uma das experiências mais desagradáveis foi com o quince, em português, marmelo. Não sabia que para comer era preciso cozinhá-lo antes. Comprei, feliz da vida, achei que estava madura e dei uma mordida. Parecia que tinha uma penca de banana verde na minha boca... Uma sensação horrível. Voltei lá e perguntei qual era o jeito certo de consumi-la e aí Michael, o dono do mercado, primeiro riu da minha cara, claro, e depois me explicou... Ri junto... Hilário!
 


Como vocês podem ver, a vida aqui está bem chata e difícil e eu não estou aproveitando quase nada (#not). Brincadeiras a parte, esse momento tem sido muito sério e importante não apenas para a minha carreira, mas principalmente para o meu crescimento pessoal. Semana passada saí da casa da minha amiga Karen e atualmente tenho vivido plenamente a vida australiana, experimentando as delícias de morar, mesmo que por um período curto, em uma cidade tão grande, tão cara e com tantas coisas para ver e fazer. Tenho aproveitado para frequentar mercados e feiras, comprar alimentos locais para provar e cuidar da organização e limpeza da "minha própria casa".
Acho que auto conhecimento profundo define bem esse momento...

Semana que vem meu amado Erico chega e aí, meus queridos, sinto muito! Post novo só no Brasil. Com a saudade que estou sentindo, vou querer ficar longe de computador e grudada nele 24 horas por dia :) 
Mas é claro que se algo interessante e nutricionalmente relevante acontecer, farei um post com todo o prazer!!
Para continuar acompanhando minha estadia aqui em Sydney, é só curtir meu perfil no Instagram ou minha página no facebook!

Beijos em todos e até o próximo post,
Débora Rosa

Um comentário:

  1. O melhor de tudo isso que voce viu, estudou, experimentou sabores incríveis, é voce dividir tudo isso , é passar para as pessoas que te seguem essa experiencia MARAVILHOSA ...vamos ficar aguardando novas fotos, novos comentários, mesmo acompanhada com seu amado, vamos ficar aqui, aguardando....PARABENS...

    ResponderExcluir

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram