terça-feira, 10 de junho de 2014

Temporada de sopas...

Oioioi minha gente, tudo bem por aí?
Por aqui, tudo ótimo!
Desde a minha volta da Austrália, não parei de praticar meus novos dotes culinários recém adquiridos no curso que fiz por lá.
O desejo por conhecer novos sabores e testar novas combinações não tem fim e hoje resolvi compartilhar com vocês 2 receitas de sopas testadas (e aprovadas) essa semana.

Uma delas foi inspirada na receita de um restaurante que amo e sempre almoço durante a semana: o Benina, localizado em frente ao consultório (Rua Girassol, 164 - Vl. Madalena). O Benina é um restaurante de comida caseira da melhor qualidade, feita com muito cuidado e carinho. O nome do restaurante é uma homenagem à avó da família e quem comanda são os próprios familiares. Mãe, irmã e irmãos juntos no comando do restaurante, conferindo um clima bem amigável e acolhedor ao local. Eu adoro!

Segunda feira almocei lá e preferi de entrada uma sopa. A sopa era de mandioquinha, alho poró e abobrinha. Provei, confirmei com o garçom se eram esses os ingredientes mesmo e resolvi reproduzir em casa. Essa receita é minha, com base apenas no meu paladar e intuição. Fiz antes de ontem e deu muito certo!!! Acabamos de jantá-la :)

A outra receita foi inspirada na "sopa de tudo" da minha mãe. Sempre amei a sopa da minha mãe cheia de legumes, folhas e pedacinhos de carne no meio.
Essa é a minha releitura e nada impede que você abra sua geladeira agora e prepare uma sopa com o que tiver lá dentro.
Cozinha é treino, prática, erro e acerto e o melhor jeito de aprender a cozinhar é cozinhando.

Agora chega de blá blá blá e vamos às receita:

Sopa de mandioquinha, abobrinha e alho poró


Ingredientes:
2 abobrinhas pequenas raladas (tipo cenoura mesmo)
4 mandioquinhas médias cozidas à vapor
1 alho poró picadinho em rodelas
1 cebola roxa picadinha do seu jeito (eu corto em cubinhos)
750ml de água quente
Sal
Pimenta preta moída na hora
1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
Pistache triturado e azeite de trufa para servir (totalmente opcional...)

Preparo:
Em uma panela refogue a cebola e o alho poró com o óleo de gergelim. Refogue rapidamente e coloque a abobrinha. Só esse refogado com alho pimenta já serve como um ótimo acompanhamento... Continuando: acrescente a mandioquinha cortada em pedaços pequenos e a água quente. Acrescente sal e pimenta e sirva com 1 fio de azeite de trufa e cebolinhas frescas.

                       Sopa "tudo o que tiver na geladeira"

Ingredientes:
Todos as verduras e legumes disponíveis em casa. Geralmente eu coloco batata, cenoura, chuchu, abóbora, repolho, couve, vagem e carne ou frango em cubinhos.
500g de patinho picado em cubinhos
Cebola
Alho ou alho poró
Pimentão amarelo 
1,5 litro de água quente
Óleo de gergelim
Sal
Páprica defumada
Cominho
Pimenta do reino moída na hora
Cebolinha e azeite de trufa para servir

Preparo: Em uma panela de pressão refogue a cebola e o alho com o óleo de gergelim. Refogue a carne até que as faces dos cubinhos estejam douradinhos. Coloque os legumes cortados em pequenos cubos também. Acrescente os temperos que desejar, acrescente a água e feche a panela de pressão. Deixe cozinhando por 25 a 30 minutos após iniciar a pressão. Desligue, prove os temperos e, se estiver tudo ok, sirva a seguir.

Sirva com 1 fio de azeite de trufa e cebolinhas picadinha e bom apetite!


Boa noite e até a próxima,
Débora Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletters

Facebook

Twitter

Instagram